- Publicidade -

Doença traiçoeira e que também é chamada de “assassina silenciosa”, a pressão alta não tem cura, mas pode ser controlada com remédios ou alguma medida terapêutica não medicamentosa.

O tratamento da doença é para toda a vida e necessita ser feito da forma correta, para evitar complicações que podem até levar à morte. O paciente precisa aderir ao tratamento, para que surta o efeito esperado. A adesão ao tratamento refere-se ao grau de cumprimento das medidas terapêuticas indicadas, sejam elas medicamentosas ou não, com o objetivo de manter a pressão arterial controlada.

Na maioria das vezes, as pessoas não sentem nenhum sintoma decorrente da hipertensão arterial, mas a doença prejudica o organismo como um todo e de forma progressiva. Com o passar do tempo, o indivíduo pode sofrer um infarto, um derrame cerebral ou mesmo chegar a ter os rins paralisados. Todas essas complicações, decorrentes da hipertensão arterial, são muito graves e podem ser evitadas com o tratamento e o controle da pressão alta.

Abaixo, leia algumas dicas de como tomar corretamente os remédios que ajudam a controlar a hipertensão arterial. Essas e outras informações também estão disponíveis no meu livro “O coração gosta de coisas boas”.

DICAS PARA SE LEMBRAR DE TOMAR OS REMÉDIOS

Além de medicamentos, o tratamento da pressão alta consiste na adoção de hábitos e estilos de vida saudáveis, tais como reduzir a quantidade de sal da alimentação e de bebidas alcoólicas, manter o peso ideal, praticar exercícios físicos regularmente e gerenciar o estresse.


Valério Vasconcelos é doutor em cardiologia pela Universidade de São Paulo/Instituto do Coração (USP/INCOR), pesquisador e escritor. Doutor em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Médico pesquisador no Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da USP (InCor/FMUSP).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *