A desaprovação do governo Lula (PT) oscilou 2 pontos para baixo e está em 51% entre os eleitores brasileiros, aponta pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (20). A aprovação da gestão do presidente oscilou para cima e é de 46%. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou menos.
Veja os números:
- Aprova: 46% (eram 43% na pesquisa de julho);
- Desaprova: 51% (eram 53%);
- Não sabe/não respondeu: 3% (eram 4%).
Ao considerar o limite da margem de erro, 1 ponto separa desaprovação e aprovação de um empate técnico. É a menor diferença desde janeiro de 2025, quando havia empate técnico: 49% desaprovavam o governo Lula, enquanto 47%, aprovavam.
O pico de diferença entre aprovação e desaprovação ocorreu em maio deste ano, quando 17 pontos separavam a avaliação negativa (57%) da positiva (40%).
No levantamento anterior, feito pela Quaest em julho, a desaprovação apresentou recuo no limite da margem de erro e estava em 53%, enquanto a aprovação oscilou para cima e registou 40%. O movimento de oscilação se repete pela segunda vez tanto para baixo na desaprovação, quanto para cima na aprovação, com os dados divulgados nesta quarta-feira.
Segundo Felipe Nunes, diretor da Quaest, o governo Lula teve a melhor avaliação desde janeiro por conta da queda da inflação nos alimentos e da reação ao tarifaço de Trump.