- Publicidade -

Um grupo especializado no cancelamento irregular de multas de trânsito foi preso na manhã desta quinta-feira (20), na Região Metropolitana de João Pessoa. Os criminosos são alvo de uma investigação conjunta, iniciada no DETRAN-PB e posteriormente conduzida pela Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO), com o apoio da UNINTELPOL, DESARME, GOE, GOC e a Delegacia de Crimes Cibernéticos (DECC), que resultou na desarticulação da organização criminosa especializada em fraudar o sistema do DETRAN.

A investigação revelou um esquema sofisticado que envolvia ex-servidores do DETRAN, agentes públicos, hackers e despachantes. Utilizando-se de credenciais de acesso válidas, o grupo inseria dados falsos no sistema para justificar os cancelamentos irregulares de multas. A organização atuava em quatro núcleos distintos, cada um com funções específicas.

A organização criminosa atuava da seguinte forma:

A suspeita é de que milhares de multas foram canceladas só no ano de 2024, gerando um prejuízo na casa dos milhões de reais aos cofres do Estado.

A operação foi batizada de “Reset” e é uma alusão direta à intenção de “zerar” ou “restaurar” a ordem e a legalidade no sistema de multas de trânsito da Paraíba.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por DRACO I POLÍCIA CIVIL DA PARAÍBA (@draco.pcpb)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *