- Publicidade -

A Paraíba figura entre os estados que tomaram medidas de contenção precoce em relação ao novo coronavírus (Covid-19). Passados quase três meses de crise, além de apresentar a taxa de letalidade menos que a metade da média nacional, o estado também tem a segunda menor taxa de ocupação de leitos de UTI no Nordeste.

De acordo com os dados divulgados nesse sábado (13) pelo consórcio de grandes veículos de imprensa do Sudeste do país, o estado com a menor ocupação de leitos é Sergipe, que neste sábado aparecia com 58,9% dos leitos SUS ocupado; a Paraíba surge em segundo lugar com 66%, seguido do Piauí (70,5%), Bahia (74%), Ceará (75,37%), Maranhão (78,5%), Alagoas (84%), Rio Grande do Norte (88%) e Pernambuco (94%).

A Paraíba conta com 12 hospitais exclusivos para a Covid-19 na rede estadual à disposição da população. Desde o início do plano de contingência foram implantados 1200 leitos entre UTIs e enfermarias, de forma progressiva, além da central de regulação exclusiva para pacientes com o novo coronavírus.

A Paraíba hoje encontra-se sem fila de espera para pacientes com coronavírus e conta com unidades de referência em João Pessoa, Campina Grande, Patos, Cajazeiras, Piancó e Pombal para atender a população paraibana. Os hospitais privados de João Pessoa e Campina Grande operam com uma taxa média de ocupação de 70%.

Taxa de ocupação de leitos de UTI:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *