Um levantamento Genial/Quaest divulgado nesta quinta-feira (21) aponta que os brasileiros demonstram mais receio em relação a um possível retorno de Jair Bolsonaro (PL) à Presidência do que diante de uma eventual reeleição do atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
De acordo com os dados, 47% dos entrevistados disseram ter mais medo da volta de Bolsonaro, enquanto 39% afirmaram recear a permanência de Lula por mais um mandato. Outros 8% responderam temer os dois cenários e 2% afirmaram não ter medo de nenhum deles.
A diferença de oito pontos percentuais em relação ao temor de cada candidato é a maior registrada desde março deste ano, quando teve início a série histórica da pesquisa. No levantamento anterior, realizado em julho, 44% expressavam receio de Bolsonaro voltar ao Planalto, contra 41% que rejeitavam a reeleição de Lula.
O levantamento da Quaest foi realizado entre os dias 10 e 14 de julho, período em que o instituto buscou captar a reação da opinião pública ao “tarifaço” anunciado pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no dia 9, contra produtos brasileiros. Foram ouvidas 2.004 pessoas em entrevistas presenciais, com aplicação de questionários. A margem de confiança é de 95%.