- Publicidade -

Cinco pessoas foram presas pela Polícia Civil da Paraíba, na manhã desta quinta-feira (21), suspeitas de envolvimento em um esquema de fraudes em planos de saúde. As prisões fazem parte da Operação Indébitos, deflagrada pela Polícia Civil do Piauí, que cumpre mandados em diversos estados do país.

De acordo com o delegado Carlos Othon, foram cumpridos cinco mandados de prisão e cinco de busca e apreensão nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Itapororoca. Três dos alvos foram detidos em João Pessoa, um em Campina Grande e outro em Itapororoca. Com exceção do suspeito preso em Campina Grande, todos os demais são parentes.

As investigações apontam que os suspeitos se passavam por representantes de um plano de saúde do Piauí, entrando em contato com clientes inadimplentes e oferecendo uma suposta renegociação de débitos. As vítimas acreditavam estar quitando dívidas reais, mas os valores eram direcionados para contas bancárias ligadas ao grupo criminoso.

O esquema incluía sites falsos e anúncios patrocinados na internet para atrair vítimas em busca de serviços, como a emissão de segunda via de boletos. Após o primeiro contato, os criminosos se apresentavam como atendentes em aplicativos de mensagens, induzindo os clientes a realizar pagamentos de boletos fraudulentos.

Os valores eram depositados em contas de “laranjas” e rapidamente transferidos, dificultando o rastreamento pelas autoridades. Segundo a Polícia, a organização criminosa tinha uma estrutura hierárquica bem definida, com líderes responsáveis pela criação e coordenação do esquema, além de operadores técnicos e responsáveis pelas contas bancárias.

Até o momento, mais de 200 vítimas já foram identificadas em diferentes estados do Brasil. As investigações continuam para identificar outros envolvidos e dimensionar o prejuízo causado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *