- Publicidade -

A Câmara Municipal de Rio Tinto, Casa Ponciano Pessoa, realizou nesta quarta-feira (6) a 3ª Sessão Ordinária do 2º Período Legislativo de 2025. Sob a presidência do vereador Sandro Gomes Barbosa, o “Cacique Sandro”, os parlamentares aprovaram requerimentos importantes e promoveram debates que evidenciaram tanto avanços quanto desafios na gestão pública do município.

Aprovações

Três requerimentos apresentados pelo vereador Ailton Fernandes foram aprovados por unanimidade. As proposituras incluem:

Tribuna: elogios, cobranças e reivindicações

Durante o uso da tribuna, os parlamentares abordaram temas diversos, com destaque para infraestrutura, saúde e recursos hídricos.

Péu da Galinha parabenizou a prefeita Magna Gerbasi pelas obras do Gerbasão, da Praça da Rua da Vitória e pela reforma do Posto de Pacaré, mas cobrou a cobertura da unidade de saúde, projeto já aprovado pela Casa. O vereador também anunciou que buscará uma agenda com a gestora para reforçar demandas de reformas de praças nas comunidades de Cravaçú, Pacaré e Pau D’arco.

Ailton Fernandes, autor dos requerimentos aprovados, voltou a chamar atenção para a escassez de água na comunidade rural de Rio do Banco, cobrando a utilização de emenda parlamentar da deputada estadual Danielle do Vale para resolver o problema.

Já o presidente da Casa, Sandro Gomes, agradeceu à gestão municipal pelas obras de pavimentação da Rua Principal de Jaraguá, pela conclusão do calçamento da ladeira do Tiro de Guerra (Vila Regina), além das construções da creche de Salema e do ginásio Gerbasão. No entanto, alertou para a urgência na reforma da Praça de Jaraguá, considerada imprópria para crianças, e cobrou a terraplanagem da estrada da Aldeia Silva de Belém, bem como a entrega da praça prometida para a comunidade.

Representando a oposição, o vereador Luan Cardoso destacou as dificuldades enfrentadas pela comunidade de Piabuçú, cobrando agilidade na construção da quadra esportiva, no muro da escola local e na limpeza da via principal. O parlamentar também reforçou apoio à Frutiaçú, pedindo à prefeitura que viabilize, por meio de emenda do deputado Murilo Galdino, a aquisição de um trator para a cooperativa local.

Luan ainda destacou a necessidade de aplicação de créditos especiais oriundos de emendas parlamentares da deputada Danielle do Vale:

Apesar das críticas, o vereador também reconheceu as obras do Gerbasão e da Praça da Vitória como avanços importantes.

Fechando as falas, o líder do governo, Marcão, garantiu que a prefeita Magna Gerbasi está atenta às reivindicações: “Fiz anotações detalhadas e tenho certeza do compromisso da prefeita em atender todas as solicitações apresentadas nesta sessão”, declarou.

Contexto geral

A sessão desta quarta-feira evidenciou o diálogo entre o legislativo e o executivo municipal, reforçando a importância da atuação conjunta para o avanço das políticas públicas em Rio Tinto. No entanto, os vereadores também demonstraram preocupação com a lentidão na execução de obras e a necessidade de aplicar com mais celeridade os recursos parlamentares disponíveis.

Questões como infraestrutura urbana, saneamento básico, saúde e apoio a cooperativas rurais seguem como prioridades para os parlamentares e para a gestão municipal.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Câmara Municipal de Rio Tinto (@camaramunicipalrt)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *